terça-feira, 25 de agosto de 2009

ALGUNS SINAIS BÁSICOS DA LINGUAGEM CORPORAL




A maior parte dos sinais básicos da comunicação é a mesma em todo o mundo. Quando as pessoas estão felizes sorriem, quando estão tristes ou zangadas, choram, franzem as sobrancelhas ou fazem cara feia. Mover a cabeça para baixo é um gesto quase que universalmente utilizado para indicar "sim". Este gesto é provavelmente inato, por ser também usado por pessoas cegas de nascença.


Balançar a cabeça de um lado para o outro para indicar "não" é também um gesto universal que provavelmente se aprende na infância. Pois o bebê vira a cabeça para um lado e para o outro rejeitando o seio da mãe quando já está alimentado. A criança pequena também vira o rosto para os lados, para rejeitar comida quando não quer mais comer.

Assim ela aprende a balançar a cabeça para os lados para mostrar desacordo ou atitude negativa.

Assim como ocorre com a linguagem verbal, alguns sinais corporais variam de cultura para cultura.


Um gesto que em uma cultura é usual e tem uma clara interpretação pode não ser relevante ou ter um significado totalmente diferente em outra.

Existem regras para uma leitura segura, o que você vê e ouve numa situação qualquer pode não refletir necessáriamente as reais atitudes das pessoas. Há três regras básicas para se fazer uma interpretação correta.


LEIA OS GESTOS EM GRUPOS


Um dos erros mais graves que se pode cometer em linguagem corporal é interpretar um gesto isolando-o de outros e das circunstâncias.


Por exemplo: coçar a cabeça, pode significar várias coisas: caspa, piolho, suor, incerteza, mentira ou esquecimento; dependendo dos outros gestos que o acompnhem.
Assim como a linguagem falada, a linguagem corporal tem palavras, frazes e pontuação.


Um gesto é como uma palavra, pode ter vários significados diferentes. É somente quando aparecem em conjunto, formando frazes que as palavras adquirem significado, os gestos também.


Os gestos formam os "grupos gestuais", que sempre revelam a verdade sobre os sentimentos e atitudes das pessoas. Da mesma maneira que nas sentenças verbais, os grupos de linguagem corporal precisam de pelo menos três gestos para se poder definir com precisão o significado de cada um deles.


A pessoa perceptiva é aquela capaz de ler as frazes da linguagem corporal e compará-las com o que a pessoa diz verbalmente.


FIQUE DE OLHO NA COERÊNCIA


As pesquisas mostram que os sinais não verbais têm um efeito cinco vezes maior do que as palavras pronunciadas e que quando não há coerência entre sinais verbais e sinais não verbais, as pessoas, principalmente as mulheres; dão mais importância a linguagem não verbal e desconsideram o conteúdo transmitido oralmente.


"VOCÊ ACREDITARIA NUM RELIGIOSO QUE PREGASSE TOLERÂNCIA E COMPAIXÃO DANDO SOCOS NA MESA."

"VOCÊ ACREDITARIA EM UM POLÍTICO QUE FALASSE QUE IRIA AUMENTAR OS SALÁRIOS AO MESMO TEMPO EM QUE FECHA AS MÃOS."


"A OBSERVAÇÃO ENTRE GESTOS E PALAVRAS É ESSÊNCIAL PARA A INTERPRETAÇÃO CORRETA DAS ATITUDES POR MEIO DA LINGUAGEM CORPORAL."


LEVE EM CONTA O CONTEXTO
Todo gesto deve ser considerado no contexto em que ocorre.


Uma pessoa sentada com a cabeça baixa e os braços cruzados em um ponto de onibus num dia de inverno provavelmente está com frio e não em uma atitude defensiva, mas se esta mesma pessoa adota a mesma atitude enquanto você tenta convencê-la de uma idéia possivelmente ela está discordando ou rejeitando a sua idéia.

*****************************************************

Aline Santos é Jornalista,Terapeuta Holística,Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e Pesquisadora de Ciências Ocultas, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-Mail:
arcanjo.azul@hotmail.com


sábado, 15 de agosto de 2009

A LINGUAGEM DO CORPO


Quando criança descobri que o que as pessoas diziam nem sempre correspondia ao que estavam pensando, ou sentindo.
Não é preciso ter poderes mágicos para decifrar a verdadeira intenção por trás de sorrisos, gestos e expressões faciais.
Basta aprender a interpretar corretamente a linguagem do corpo, indentificando os sinais que demonstram receptividade, desprezo, atração, indiferença, mentira, e muito mais.
Podemos aprender a ler nas entrelinhas e detectar as contradições entre as palavras e os gestos das pessoas, assim como controlar os movimentos do nosso corpo e usá-los para conseguir o que desejamos.
Podemos aprender a aumentar nossa capacidade de comunicação e transformar completamente as nossas relações tanto profissionais quanto pessoais.

Aprendendo os segredos da linguagem corporal conseguiremos causar uma boa primeira impressão para se sair bem em entrevistas, negociações, encontros amorosos.
A linguagem do corpo é o reflexo externo do estado emocional da pessoa, cada gesto ou movimento pode ser uma valiosa fonte de informação sobre a emoção que ela está sentindo num dado momento.
O segredo da leitura da linguagem corporal está na capacidade de captar o estado emocional de uma pessoa escutando o que ela diz e observando seus gestos e atitudes enquanto fala.
A nossa sociedade tem uma verdadeira obsessão pela palavra falada e pela capacidade de comunicação oral mas não leva em consideração a contradição entre o discurso falado e o transmitido pelo corpo.
Quando dizemos que alguém é "PERCEPTIVO" ou "INTUITIVO", estamos sem saber, nos referindo à sua capacidade de ler os sinais da linguagem corporal das outras pessoas e compara-los aos sinais verbais.

Em outras palavras, quando um palpite ou alguma coisa lá dentro nos diz que uma pessoa está mentindo, geralmente é porque percebemos que as palavras ditas por ela não condizem com a sua linguagem corporal.
As mulheres são mais perceptivas porque são capazes de ler esses sinais por meio do subconsciente mas qualquer pessoa pode aprender a lê-los conscientemente.


Aline Santos é Jornalista,Terapeuta Holística,Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e Pesquisadora de Ciências Ocultas, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-Mail: arcanjo.azul@hotmail.com